Feijóo tem até 26 de setembro para garantir quatro votos
Partido Popular conta com 172 lugares. Caso a investidura falhe, espetro de (novas) eleições em novembro ou dezembro.
O candidato do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, tem mais de um mês para conseguir governar com maioria absoluta.
Francina Armengol, presidente da mesa do Congresso, anunciou esta quarta-feira que o debate de posse vai realizar-se a 26 e 27 de setembro.
Neste momento, o Partido Popular não tem o apoio necessário para formar uma maioria e precisa de quatro votos para juntar aos 172 que tem garantidos. Agora vai começar a contactar os partidos para chegar aos necessários 176. Em sentido contrário, o candidato do PSOE, Pedro Sánchez, insiste que a investidura de Feijóo falhará.
Caso não consiga ser investido, iniciar-se-á um período de dois meses antes de uma possível repetição das eleições.
O Partido Popular sustenta que é o partido mais votado, ao passo que os socialistas lembram que a Constituição estipula que o partido com mais apoios é o que deve ser empossado. A casa real justifica a decisão de propor Feijóo com o facto de, tradicionalmente, o rei propor sempre quem ganha as eleições.
No debate da posse, o líder popular terá de apresentar o seu programa político para convencer os restantes partidos a votar nele. Primeiro realiza-se uma votação em que Feijóo terá de obter a maioria absoluta. Se não o conseguir, haverá uma segunda votação 48 horas mais tarde, na qual bastará uma maioria simples para se tornar presidente do governo.
O Partido Popular conta com os seus 137 lugares, os 33 do Vox e um dos representantes da Coalición Canaria e da UPN.