Bruxelas quer usar energia eólica na indústria
Presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, garante que vai concentrar-se “nas competências, no acesso ao financiamento e em cadeias de abastecimento estáveis”
A Comissão Europeia vai apresentar um pacote legislativo sobre energia eólica para, num trabalho em colaboração com a indústria e os Estados-membros, ter cada vez mais indústrias limpas, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.
No discurso, perante o Parlamento Europeu, sobre o Estado da União Europeia (UE), a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, salientou que Bruxelas vai concentrar-se “nas competências, no acesso ao financiamento e em cadeias de abastecimento estáveis”.
“Mas isto é mais vasto do que um setor. Da energia eólica ao aço, das baterias aos veículos elétricos, a nossa ambição é muito clara: o futuro da nossa indústria de tecnologias limpas tem de ser feito na Europa”, acrescentou.
Salientando que a indústria europeia continuará a ser apoiada na transição verde, Von der Leyen afirmou que o setor da energia solar foi afetado pelas “práticas comerciais desleais da China”.
A Europa, referiu, mantém o rumo no que respeita à transição verde: “Mantemo-nos ambiciosos, mantemo-nos fiéis à nossa estratégia de crescimento e lutaremos por uma transição justa e equitativa.”